Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

81: Alceu Silveira: Porque não fiz versos a você; Lulu Santos: O último romântico

Lulu Santos canta o último romântico: “Tolice é viver a vida assim sem aventura”. Aí lembrei de um romântico antigo. O pema de hoje é de Alceu Silveira, meu avô, feito para minha vó Julinha... Acho que o romantismo vem mesmo de família...

Porque não fiz versos à você

                               Alceu Silveira (1937)
  
Cartas de amor,poemas,quadrinhas e tercetos,
completas histórias de amor em simples sonetos.
Por que não hei de  também  fazer um poema de ternura,
e em cada verso louvar a amada criatura?
Assim pensando, tomei da pena e iniciei,
primeiro e segundo versos para o papel transportei.
Mas não pude continuar...Impossível ! Parei !
Como prender dentro da métrica e da rima
um amor que não tem limite?
Sabe-se que existe!
Que tem a grandeza do oceano,
 e é simples como uma gota de orvalho,
que é maleável como um arbusto
e inabalável como um carvalho.
Que não teve início,
e que será interminável.
Que distâncias não mede,
que não olha hora,
que verte lágrimas quando contente,
e que ri quando chora.
Que traduz a doçura da felicidade,
e a beleza da ilusão,
e é melodia embaladora modulada pelo coração.
Sem tirar-lhe a cor, tamanho ou expressão, e deformá-lo,
é completamente impossível num soneto colocá-lo !
Seria o mesmo que pretender guardar na mão fechada,
a beleza da imensidão celeste em uma noite estrelada !
E aí está a razão tão simples
de terem gorado os versos que quiz fazer à minha amada...
E num final sem estilo, sem razão nem nada,
só consegui dizer estes versos singelos e puros como a verdade:
És o meu mais doce sonho transportado  à realidade !

Lulu Santos - O último romântico

Só falta abandonar a velha escola
Tomar o mundo feito coca-cola
Fazer da minha vida sempre o meu passeio público
E ao mesmo tempo fazer dela o meu caminho só, único
Talvez eu seja o último romântico
Dos litorais desse oceano atlântico
Só falta reunir a zona norte à zona sul
Iluminar a vida já que a morte cai do azul
Só falta de querer
Te ganhar e te perder
Falta eu acordar, ser gente grande pra poder chorar
Me dá um beijo então, aperta minha mão
Tolice é viver a vida assim sem aventura
Deixa ser pelo coração
Se é loucura então, melhor não ter razão

Nenhum comentário:

Postar um comentário