Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

69 - J G de Araújo Jorge: Afinal o que eu sinto; Vinícius e Toquinho: Como dizia o poeta

J G de Araújo Jorge faz uma apologia a tentar ser feliz. O sofrimento, para ele, não é acabar um amor, ou perder um amor. É descobrir, e tentar se conformar, que "nunca falaremos em nós". Para falar em nós, é necessário tentar, mesmo que o medo de se machucar apavore. Não se dar, não se doar, não tentar é muito mais triste do que ter tentado e perdido... Fica para sempre a dúvida do se... Sobre isto, Vinícius e Toquinho falam em "Como dizia o poeta": "Porque a vida só se dá pra quem se deu, Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu" e termina dizendo que "francamente já não quero nem saber, De quem não vai porque tem medo de sofrer. Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão." Que bom seria se a gente realmente nem quisesse saber... Como diz Pessoa, estala, coração de vidro partido...

N Ó S
J.G. de Araújo Jorge

Afinal o que eu sinto
é o sofrimento atroz
de muito tarde descobrir que nunca
falaremos em nós...

Eu, serei eu; - tu, serás tu,
e eternamente assim
nem nunca me terás como queres que eu seja
nem serás como eu quero que sejas pra mim...
Muito tarde... muito tarde...
-depois que assim te quero, e preciso de ti
como os pulmões de ar
ou os olhos de luz,
é que vou descobrir que se ficarmos juntos,
eu poderei te odiar, tu poderás me odiar!
- Quem diria afinal, ao que o amor se reduz?!

Estraguei tua vida e desgraçaste a minha
e fomos acordar, os dois, tarde demais...
Agora, eu sigo só,
tu, seguirás sozinha,
eu, fugindo, - covarde!...
a este amor que me espinha!
tu, querendo, - medrosa!...
inutilmente a paz!

E o que é estranho afinal, é que nós nos amamos,
e sentimos no entanto que nos separamos,
cada um com a sua sombra dolorosa a sós...
-conformados, na dor cruel  nos convencemos.
de que nunca na vida, eu e tu... seremos
nós...

Vinícius e Toquinho: Como dizia o poeta

Quem já passou por essa vida e não viveu 
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu 
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu 
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não 
Nao há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão 
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir 
Eu francamente já não quero nem saber 
De quem não vai porque tem medo de sofrer 
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão 

Vinícius e Toquinho - Como dizia o poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário