Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

72 - Pablo Neruda: Eu te sonhei uma tarde; Orlando Silva: Carinhoso


Pablo Neruda sonhando com a mulher que reúne todos os seus sonhos. E sente que a contempla mas nunca a consegue encontrar. Às vezes a gente encontra, mas não damos a imensa sorte de sermos encontrados ao mesmo tempo... Talvez uma das maiores sortes da vida... encontrar e ser encontrado ao mesmo tempo. Mas sobre não ser encontrado, Orlando Silva, na gravação original de Carinhoso de Pixinguinha,  aponta que "meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo, mas mesmo assim, foges de mim".  Mas ficava a esperança de que se soubesse como ele é carinhoso e sincero, "que tu não fugirias mais de mim"... Aí quem sabe a gente pudesse ser bem feliz.

Eu te sonhei uma tarde...

Mulher feita de todos os meus sonhos reunidos,
Em meus nervos vibraste como uma realeza,
Chorando pelas sendas da ilusão perdida,
Senti sempre o roçar de tua oculta beleza.

Já murchos os meus sonhos e queridas ilusões,
Te forjei a pedaços celestes e carnais
Como um ressurgimento,
como uma primavera na floresta de tantos estúpidos ideais.

Sonhei com tua carne divina e perfumada
Marcada pela mórbida tortura do meu ser,
E conquanto imprecisa, sê como tu és, amada,
Ficção que se fez real em carne de mulher.

-----------------
Te descubro nos olhos de todas as mulheres,
Te contemplo mas nunca consigo te encontrar
E nesse desencanto cresce o encanto que tu és
Mulher sempre mais bela, nunca serás vulgar...

Te saberão meus sonhos eternamente minha
Florescendo da bruma de todas as tristezas,
Mulher germinadora de finas alegrias
Que darão vida à chama que te arde na beleza.

Orlando Silva - Carinhoso

Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim
Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz


Nenhum comentário:

Postar um comentário