Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

60 - Fernando Pessoa: Uns, com os olhos postos no passado; Milton Nascimento: Travessia

Hoje pode ser um dia importante... acho que alguém vai embora... Sobre isso, Fernando Pessoa lembra que nem o passado nem o futuro devem ser o mais relevante.  "Esta é a hora, este é o momento, isto é quem somos, e é tudo."  Nada na realidade é capaz de nos preparar plenamente para momentos fundamentais. A isso, Milton Nascimento diz "Quando você foi embora fez-se noite em meu viver Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar"... A esperança, então, está sempre presente no novo amanhecer que virá após o fim da noite.

Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem; outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.
Porque tão longe ir pôr o que está perto —
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este o momento, isto
É quem somos, e é tudo.
Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos. Colhe
O dia, porque és ele.

Milton Nascimento – Travessia


Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho prá falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu canto, vou querer me matar
Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu canto, vou querer me matar

Nenhum comentário:

Postar um comentário