Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

70 - Camões: Quem vê, senhora, claro e manifesto; Chico Buarque: Tatuagem


Camões fala de dar-se por inteiro à mulher amada, e que esse dar-se, em vez de engrandecer quem recebe a oferta, engrandece quem oferece. “dei mais a vida e a alma por querê-los ... que, quanto mais vos pago, mais vos devo.” A isso temos o amor que busca na mulher amada a companheira, aquela que irá acompanhá-lo. Aquela que a alegria de ter encontrado e de estar com ela é inexplicável... Essa vontade de estar junto é expressa por Chico Buarque... “quero ficar no seu corpo, feito tatuagem, que é pra te dar coragem quando a noite vem...”

Quem vê, Senhora, claro e manifesto
O lindo ser de vossos olhos belos,
Se não perder de vista só em vê-los,
Já não paga o que deve a vosso gesto.

Este me parecia preço honesto;
Mas eu, por de vantagem merecê-los,
Dei mais a vida e alma por querê-los,
Donde já não me fica mais de resto.

Assim que a vida e alma e esperança,
E tudo quanto tenho, tudo é vosso,
E o proveito disso eu só o levo.

Porque é tamanha bem-aventurança
O dar-vos quanto tenho e quanto posso,
Que, quanto mais vos pago, mais vos devo.

Chico Buarque: Tatuagem

Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Prá seguir viagem
Quando a noite vem...
E também pra me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega
Nega, mas não lava...
Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem...
E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha
Farta, morta de cansaço...
Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem...
Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
Ferro e fogo
Em carne viva...
Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabiscam
O corpo todo
Mas não sentes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário