Pesquisar este blog

domingo, 17 de fevereiro de 2013

48 - Fernando Pessoa: Cada dia sem gozo não foi teu; Nunca a vontade alheia; Ney Matogrosso: Balada do Louco

     Fernando Pessoa nesses dois poemas nos convida à vida. No primeiro, com sua frase de abertura "Cada dia sem gozo não foi teu, foi só durares nele." Recordo-me de uma entrevista recente de Paulo Coelho, que ao falar sobre a morte, disse que ela era sua companheira. Estava o tempo todo sentada na careira ao lado, dizendo "- Vem comigo!" e ele respondendo "- Espera mais um pouco!". A esse respeito, disse que seu epitáfio será "Morreu enquanto vivia."  Longe se ser óbvio , como parece, nos leva a refletir se vivemos cada dia com gozo, como alerta pessoa, ou se só duramos nele. Então devemos refletir se a cada dia realmente o vivemos, estamos nele por inteiro.
    
Cada dia sem gozo não foi teu
Foi só durares nele. Quanto vivas
Sem que o gozes, não vives.
Não pesa que amas, bebas ou sorrias:
Basta o reflexo do sol ido na água
De um charco, se te é grato.
Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
Seu prazer posto, nenhum dia nega

A natural ventura!

 Para viver com gozo cada dia, Pessoa dá outro conselho no segundo poema: "Nunca a alheia vontade, inda que grata, Cumpras por própria. Manda no que fazes, Nem de ti mesmo servo."  Viva, faça o que lhe aprouver, "nem de ti mesmo servo", Não servir a ninguém, aos empregos necessários mas que te sugam a alegria da vida, nos relacionamentos automáticos que entraram na rotina e que se mantém sem mais gozo, nos prazeres que se buscam porque outros dizem que é prazeroso... Colhe tuas flores, explora teus regatos, canta tuas músicas. "Sê teu filho".

Nunca a alheia vontade, inda que grata,
Cumpras por própria. Manda no que fazes,
                Nem de ti mesmo servo.
Ninguém te dá quem és. Nada te mude.
Teu íntimo destino involuntário
                Cumpre alto. Sê teu filho.

     Mas ao viver a tua vida, ouvirás críticas. Reprimendas. Não se encaixa, dirão. Ser teu filho,gozar cada dia  de tua existência, conhecer lugares, emoções, pessoas, vida... Isso certamente tem um preço. Os "normais" vão chamar-te de louco. A esses responde como Ney "Dizem que sou louco por pensar assim Se eu sou muito louco por eu ser feliz, Mas louco é quem me diz, E não é feliz, não é feliz" Então, goza o teu dia, não te desculpes por seres quem és, paga o seu preço, Sê louco e Sê feliz.

Música

Ney Matogrosso: Balada do Louco

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz
Mais louco é quem me diz
E não é feliz
Eu sou feliz

Ouça a música no link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário