Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

49 - Fernando Pessoa: Segue o teu destino; Luiz Melodia e João Nogueira: Feitio de oração

Fernando Pessoa nos recomenda "Segue o seu destino". "Suave é viver só ... viver simplesmente, deixa a dor nas aras". Tomara que a gente consiga sempre fazer isso. Viver só não quer dizer falta de companhia, mas a gente bastar a nós mesmos. A companhia acrescenta, mas não é parte de nós...  E completando de alguma forma o pensamento de Pessoa, Noel Rosa em Feitio de Oração, afirma "Quem acha vive se perdendo Por isso agora eu vou me defendendo Da dor tão cruel desta saudade Que, por infelicidade, Meu pobre peito invade" Então vamos achar primeiro em nós mesmos, e depois em outro...

Segue o teu destino, 
Rega as tuas plantas, 
Ama as tuas rosas. 
O resto é a sombra 
De arvores alheias. 

A realidade 
Sempre é mais ou menos 
Do que nos queremos. 
Só nos somos sempre 
Iguais a nós-próprios. 

Suave é viver só. 
Grande e nobre é sempre 
Viver simplesmente. 
Deixa a dor nas aras 
Como ex-voto aos deuses. 

Vê de longe a vida. 
Nunca a interrogues. 
Ela nada pode 
Dizer-te. A resposta 
Está além dos deuses. 

Mas serenamente 
Imita o Olimpo 
No teu coração. 
Os deuses são deuses 
Porque não se pensam.

Música

Noel Rosa, em Feitio de Oração... quem acha vive se perdendo, na voz de Luiz Melodia e João Nogueira

Quem acha vive se perdendo
Por isso agora eu vou me defendendo
Da dor tão cruel desta saudade
Que, por infelicidade,
Meu pobre peito invade
Batuque é um privilégio
Ninguém aprende samba no colégio
Sambar é chorar de alegria
É sorrir de nostalgia
Dentro da melodia
Por isso agora lá na Penha
Vou mandar minha morena
Pra cantar com satisfação
E com harmonia
Esta triste melodia
Que é meu samba em feitio de oração
O samba na realidade não vem do morro
Nem lá da cidade
E quem suportar uma paixão
Sentirá que o samba então
Nasce do coração.

Ouça a música no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário