Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2013

34 - Pessoa: Paira à tona da água; Eduardo Dusek: Serra da Boa Esperança

Nesse mês de fevereiro, após o início do Blog com temas variados, irei ser um pouco mais temático. O mês será dedicado aos poemas de Fernando Pessoa, e as músicas ao cancioneiro brasileiro mais tradicional. Nada que não possa ser mudado dependendo do meu estado de espírito...

Pessoa descrevendo a sensação de estar buscando, mas de não saber o que... o que será esse vazio?

Pessoa: Paira à tona da água

Paira à tona da água
Uma vibração,
Há uma vaga mágoa
No meu coração.

Não é porque a brisa
Ou o que quer que seja
Faça esta indecisa
Vibração que adeja,

Nem é porque eu sinta
Uma dor qualquer.
Minha alma é indistinta,
Não sabe o que quer.

É uma dor serena, 
Sofre porque vê.
Tenho tanta pena!
Soubesse eu de quê!...

Música

O poema de Lamartine Babo, Serra da Boa Esperança... No coração de quem vai, no coração de quem vem... e um dos versos mais bonitos do cancioneito brasileiro: "Deixo a luz do olhar no teu luar... Adeus." Apesar da grande quantidade de versões com intérpretes mais tradicionais, escolhi para essa música a interpretação de Eduardo Dusek.

Serra da Boa Esperança, esperança que encerra
No coração do Brasil um punhado de terra
No coração de quem vai, no coração de quem vem
Serra da Boa Esperança meu último bem
Parto levando saudades, saudades deixando
Murchas caídas na serra lá perto de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou me embora

Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus
Levo na minha cantiga a imagem da serra
Sei que Jesus não castiga o poeta que erra
Nós os poetas erramos, porque rimamos também
Os nossos olhos nos olhos de alguém que não vem
Serra da Boa Esperança não tenhas receio
Hei de guardar tua imagem com a graça de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus

Ouça a música no link abaixo:








2 comentários:

  1. Adorei a poesia, a duvida, a certeza, o disfarçar, o ser humano e ser leve com a poesia.
    A musica binita, mas pesa.
    Bjs

    ResponderExcluir