Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

42 - Fernando Pessoa - A Outra; Juca Chaves: A Cúmplice


Fernando Pessoa, em A Outra, fala da vontade que temos de ter uma amante, que seja tudo que se quer... mas termina com o desejo de que essa outra seja A Única, a mulher amada, a mesma de sempre, que ela possa se reinventar a cada momento, e mesmo sendo aquela que sempre está ao nosso lado, possa sempre ser A Outra... E para que A Outra seja sempre A Única, uma outra descrição da mulher que qualquer homem deseja é feita por Juca Chaves, em A Cúmplice... "Eu quero uma mulher que seja diferente, de todas que eu já tive, todas tão iguais... de dia uma menina, de noite uma mulher..." Se as mulheres não tivessem vergonhas bobas de serem simplesmente mulheres e nem os homens de ser homens, o mundo teria muito mais casais felizes.  Raramente nessas postagens uma poesia e uma música se completam tão bem...

A outra

Amamos sempre no que temos
O que não temos quando amamos.
O barco pára, largo os remos,
E, um a outro, as mãos nos damos.
A quem dou as mãos?
À Outra.

Teus beijos são de mel de boca,
São os que sempre pensei dar,
E agora a minha boca toca
A boca que eu sonhei beijar.
De quem é a boca?
Da Outra.

Os remos já cairam na água,
O barco faz o que a água quer.
Meus braços vingam minha mágoa
No abraço que enfim podem ter.
Quem abraço?
A Outra.

Bem sei, és bela, és quem desejei...
Não deixe a vida que eu deseje
Mais que o que pode ser teu beijo
O poder ser eu que te beije
Beijo, e em que eu penso?
Na Outra.

Os remos vão perdidos já,
o barco vai não sei para onde.
Que fresco o teu sorriso está,
Ah, meu amor, e o que ele esconde!
Que é do sorriso
Da Outra?

Ah, talvez mortos ambos nós,
Num outro rio sem lugar
Em outro barco outra vez sós
Possamos nós recomeçar
Que talvez sejas
A Outra.

Mas não, nem onde essa paisagem
É sob eterna luz eterna
Te acharei mais que alguém na viagem
Que amei com ansiedade terna
Por ser parecida
Com a Outra.

Ah, por ora, idos remo e rumo,
Dá-me as mãos, a boca, o teu ser.
Façamos dessa hora um resumo
Do que não poderemos ter.
Nesta hora, a única,
Sê a Outra.

Música

Juca Chaves, em A Cúmplice, faz a melhor descrição que conheço da mulher que alguém pode querer ter. 

Eu quero uma mulher que seja diferente
de todas que eu já tive, de todas tão iguais.
Que seja minha amiga, amante, confidente;
A cúmplice de tudo que eu fizer a mais.
No corpo tenha o Sol, no coração a Lua,
A pele cor de sonho, as formas de maçãs,
A fina transparência, uma elegância nua,
O mágico fascínio, o cheiro das manhãs.
Eu quero uma mulher de coloridos modos,
Que morda os lábios sempre que for me abraçar.
No seu falar provoque o silenciar de todos
E seu silêncio obrigue a me fazer sonhar.
Que saiba receber, que saiba ser bem-vinda,
Que possa dar jeitinho a tudo que fizer,
Que ao sorrir provoque uma covinha linda;
De dia, uma menina; a noite, uma mulher.
Ouça a música no link abaixo:
Juca Chaves: A cúmplice


Nenhum comentário:

Postar um comentário