Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

90 - Pessoa: Pousa um momento; Dorival e Nana Caymmi: Acalanto

Hoje o blog é uma pequena tentativa de conforto. Uma amiga muito mais que querida, alguém que de mim tem um amor inexplicável está com o pai gravemente doente. Fiquei de tal forma preocupado que pela primeira vez desde primeiro de janeiro não postei o blog, que na realidade iniciou-se por ela... quando vi já passava de meia noite. Falamos ontem pelo telefone, e tudo o que eu pude fazer foi tentar acalmar aquele coraçãozinho aflito. No momento de aflição, o pensamento dela lembrou-se de mim e tudo o que pude fazer foi confortá-la, colocar a ela e ao pai nas minhas orações, e torcer para que eu, possa, como diz Pessoa, ser um porto seguro para o pensamento dela: “Pousa um momento, um só momento em mim, não só o olhar, também o pensamento. Que a vida tenha fim nesse momento.” Que pelo menos por esse instante, as preocupações a deixem e ela possa sentir-se confortada: “Tudo o que sou ficou com o momento. E o momento parou.” Que a vida pare nesse instante e a paz a invada. Para tentar acalmar um pouco que seja o coração, uma canção de ninar... Dorival e Nana Caymmi em Acalanto... “É tão tarde, A manhã já vem. Todos dormem, A noite também. Só eu velo por você, meu bem.” Dorme, meu anjo querido, e lembre-se que, não importa o que aconteça, estou sempre  velando por você nos meus pensamentos...

Fernando Pessoa

Pousa um momento,
Um só momento em mim,
Não só o olhar, também o pensamento.
Que a vida tenha fim
Nesse momento!
No olhar a alma também
Olhando-me, e eu a ver
Tudo quanto de ti teu olhar tem.
A ver até esquecer
Que tu és tu também.

Só tua alma sem tu
Só o teu pensamento
E eu onde, alma sem eu.
Tudo o que sou
Ficou com o momento
E o momento parou.

Dorival e Nana Caymmi - Acalanto

É tão tarde
A manhã já vem
Todos dormem
A noite também
Só eu velo por você, meu bem
Dorme, anjo
O boi pega neném
Lá no céu deixam de cantar
Os anjinhos foram se deitar
Mamãezinha precisa descansar
Dorme, anjo
Papai vai te ninar
Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta menina
Que tem medo de careta

Nenhum comentário:

Postar um comentário