Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

104 - Lorca: Alvorada; Marisa Monte: Sintoma de saudade


Lorca fala de um amor “perdido pra sempre em uma tarde clara... que farei eu sem teus olhos... hoje meu peito está seco como uma estrela apagada.” Será que existe mesmo pra sempre? Tanto na felicidade quanto na tristeza? Não acredito... Como dizia Renato Russo, o “pra sempre sempre acaba.” Quando é pra sempre alegre, o pra sempre não é um alvo que se atinge, mas o resultado de um dia após o outro. O relacionamento sustenta o amor... e não o contrário. O amor pode até segurar um relacionamento que não esteja sendo o ideal, mas um dia isso vai terminar. Por outro lado, um relacionamento bem construído sustenta e leva ao amor... e essa construção diária leva ao pra sempre... mas um dia apos o outro...
Quando é o pra sempre triste, sempre há a esperança. Esperança de que não seja tão pra sempre assim, que almas que se amaram voltem a se encontrar. Especialmente quando, mesmo separadas, as duas almas estão, como canta Marisa Monte, “com sintomas de saudade, tô pensando em você...” Aquela saudade não de fora, mas aquela saudade lá dentro... Aquela na qual a gente procura e não acha... Aqui cabe consultar lá no fundo o coração, e perceber o que é mais importante... o sonho ou os medos...

Frederico Garcia Lorca - Alvorada
Meu coração oprimido
sente junto a alvorada
a cinza dor de seus amores
e o sono das distâncias.

A luz da aurora leva
um leque azul de nostalgias,
e a tristeza sem olhos
e a medula da alma.

O túmulo da noite
seu negro véu levanta
para ocultar com o dia
a imensidão estrelada.

Que farei eu pelos campos
pegando ninhos e ramas?
cheio de luz com a aurora
e cheia de noite a alma!.

!Que farei eu sem teus olhos
mortos já as luzes claras
e não sentirá minha carne
o calor de tuas miradas!...

Porque te perdi por sempre
em aquela tarde clara
hoje meu peito esta seco
como uma estrela apagada.
Marisa Monte – Sintoma de Saudade
Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Agora e sempre mais
Eu só quero que você ouça
A canção que eu fiz pra dizer
Que eu te adoro cada vez mais
E que eu te quero sempre em paz
Tô com sintomas de saudade
Tô pensando em você
E como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem
Eu só quero que você caiba
No meu colo
Porque eu te adoro cada vez mais
Eu só quero que você siga
Para onde quiser
Que eu não vou ficar muito atrás
Tô com sintomas de saudade
Tô pensando em você
E como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem
Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem
E que eu te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem

Nenhum comentário:

Postar um comentário