Pesquisar este blog

sábado, 1 de junho de 2013

152 - Lorca: Outro sonho; Vital Farias: Sete cantigas para voar

Lorca em outro sonho fala da andorinha que voa para bem longe... após uma perda dolorida “meu coração dá voltas cheio de tédio”. Vital Farias já canta o vôo do azulão, mas um vôo  de um cego apaixonado.

Lorca - Outro sonho

Uma andorinha voa
Para bem longe!...

Há florações de orvalho
sobre meu sonho
e meu coração dá voltas
cheio de tédio,
como um carrossel em que a Morte
passeia os seus filhinhos.

Quisera nestas árvores
atar o tempo
com um cabo de noite negra
e pintar depois
com meu sangue as ribeiras
pálidas de minhas recordações!
Quantos filhos tem a Morte?
Todos estão em meu peito!

Uma andorinha vem
De muito longe!


Cantiga de campo 
de concentração 
a gente bem sente 
com precisão 
mas recordo a tua imagem 
naquela viagem 
que eu fiz pro sertão 
eu que nasci na floresta 
canto e faço festa 
no seu coração 
Voa, voa, azulão. 
Voa, voa, azulão.
Cantiga de roça 
de um cego apaixonado 
cantiga de moça 
lá do cercado 
que canta a fauna e a flora 
e ninguém ignora 
se ela quer brotar 
bota uma flor no cabelo 
com alegria e zelo 
para não secar 
Voa, voa no ar 
Voa, voa no ar 
Cantiga de ninar 
a criança na rede 
mentira de água 
é matar a sêde: 
diz pra mãe que eu fui pro açude 
fui pescar um peixe 
isso eu num fui não 
tava era com um namorado 
pra alegria e festa 
do meu coração 
Voa, voa azulão 
Voa, voa azulão

Cantiga de índio 
que perdeu sua taba 
no peito esse incêndio 
céu não se apaga 
deixe o índio no seu canto 
que eu canto um acalanto 
faço outra canção 
deixe o peixe, deixe o rio 
que o rio é um fio de inspiração 
Voa, voa azulão (3x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário