Pesquisar este blog

sábado, 8 de junho de 2013

159 - Cecília Meireles: Canção do Sonho Acabado; Despedida; Piazzola Adios Nonino

Amanhã é uma data inesquecível. Nada pior talvez que um sonho acabado e uma despedida. Se o sonho acabou, deve-se buscar a esperança em outro sonho... pena que não consigo sonhar mais... tomara que um dia consiga. No momento, preciso tentar pelo menos realizar uma despedida... no momento, só “quero solidão”. Para acompanhar esse sentimento, não pensei em nada melhor que Adios Nonino. Piazzola disse que nunca mais foi arrebatado por uma melodia como essa. Aconteceu quando seu pai estava doente e morreria em breve... Adios Nonino é uma despedida irremeiável e forçada, que não se deseja que aconteça, mas que não se tem como evitar.

Cecília Meireles - Canção do Sonho Acabado

Já tive a rosa do amor
- rubra rosa, sem pudor.
Cobicei, cheirei, colhi.
Mas ela despetalou
E outra igual, nunca mais vi.
Já vivi mil aventuras,
Me embriaguei de alegria!
Mas os risos da ventura,
No limiar da loucura,
Se tornaram fantasia...
Já almejei felicidade,
Mãos dadas, fraternidade,
Um ideal sem fronteiras
- utopia! Voou ligeira,
Nas asas da liberdade.
Desejei viver. Demais!
Segurar a juventude,
Prender o tempo na mão,
Plantar o lírio da paz!
Mas nem mesmo isto eu pude:
Tentei, porém nada fiz...
Muito, da vida, eu já quis.
Já quis... mas não quero mais...

Cecília Meireles - Despedida

Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.


Um comentário:

  1. Poetisa ganha indenização após ter texto atribuído a Cecília Meireles
    Sites reproduziram poema de Helenita Scherma com autoria incorreta.
    Condenados terão que pagar R$ 9 mil à escritora e promover reparação.

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/12/poetisa-ganha-indenizacao-apos-ter-texto-atribuido-cecilia-meireles.html

    ResponderExcluir