Pesquisar este blog

domingo, 9 de junho de 2013

160 - Marcelo: 8 poemas; Keith Jarret e Jan Garbarek: My Song

Hoje faz um ano... um dia muito, muito, muito feliz... e uma noite muito, muito, muito triste... O que era para ser um lindo começo foi na realidade o começo do fim... do fim de um sonho bom. E depois não consegui sonhar mais. Hoje não um poema, mas os oito que fiz falando de um sonho, de suas alegrias e dificuldades. Minha linda, só resta o sonho que você seja feliz. Para ouvir, lendo os poemas, My Song, de Keith Jarret. Instrumental, porque para certas coisas não há palavras...


Não quero teu corpo nu
Para sobre ele passear minhas mãos,
E com línguas entrelaçadas buscarmos o prazer
Que some como a fumaça doce do incenso
                                                         
Quero tua alma nua
Livre de amarras e correntes
Seu riacho percorrendo por entre as árvores
O caminho que leva à paz do meu mar

Nesse momento de encontro
Duas águas se fundem em um infinito desvanecer
Corpos e almas nus, perdidos e achados,

Pronuncio, linda, teu nome
O sol explode suas luzes
E nascem o mundo, a lua e as estrelas.

*****************************************************************************
Meses sem fim te procurei
Qual pássaro buscando o alimento,
Escondido, qual semente caprichosa,
Na macieira que não queria dar fruto.

Vezes sem fim persegui
O doce aroma da maçã.
Sempre falsa pista perseguida,
O mundo continuava sem pão.

Insistente, o pássaro viajante
Bicou outra fruta aromática,
Mas nada havia na polpa.

Peras, uvas, laranjas rejeitou.
E faminto o teimoso continua
Rodeado de frutas sem gosto.

*****************************************************************************

Teus olhos em mim percebi,
Sorriso fugaz pleno de promessas
Meu giz já não escrevia sozinho,
Teu cheiro invadia-me as narinas.

Não percebestes, bem amada,
Que já parte de mim roubaras.
E por dois anos plúmbeos,
Os ipês perderam as cores.

De repente, tua risada retorna,
Acompanhada, qual engaiolada cotovia.
Mas o canto ultrapassava as montanhas,

E um certo coração, seco como Brasília em junho,
Rejubilou-se, cantou e desabrochou
Como a verde grama nas águas de setembro.

****************************************************************************

Tua presença vaga pela minha alma,
Muda boneca de frágil porcelana.
Na noite fria dormitam os trens,
Seu silêncio ecoa na longa madrugada.

Até quando tua ausência será minha companhia?
Meia vida, meia pera, meia uva, meia maçã?
Os gatos noturnos passeiam pela noite,
A manhã anseia pelo seu riso.

Por breve momento o sono vence.
Cheia de vida, a boneca ganha vida.
E minha alma se aconchega em seu calor.

O rude frio da madrugada me acorda.
Quebra-se a breve ilusão:
Restam-me nas mãos os cacos e a serragem.

*****************************************************************************
Linda mulher, o que machucou teu coração?
Teu corpo e teus olhos dizem sim: tua boca diz não.
Mais uma vez, em ti quer o amor fazer morada.
O frio vento do medo tenta derrubar as paredes.

Ontem, entre risotos e vinhos, rosas e chocolates
Seus olhos mais uma vez habitaram meu pensamento
Chegada é a hora de queimar a ponte da angústia,
E corajosamente atravessar o ponto sem volta.

Vamos pular juntos dessa ponte em chamas
Nas águas perigosas do rio da paixão
Vamos nadar entre corredeiras e redemoinhos

E descobrir o que existe após a curva do rio:
Cachoeiras e remansos, para sempre escondidos,
Dos covardes que observam das margens.

****************************************************************************
Pela terceira vez recebo de ti
Mensagem dizendo que sentes saudades
De nossas conversas e momentos juntos
Que encantaram o ano que se finda.

Sinto também saudades de você,
Mas menos dos momentos que passaram.
Sinto saudades do próximo ano,
Que nem vivi e já me é tão caro.

Viveremos nele um grande amor,
Ou apenas a saudade do que poderia ter sido?
Vencerá o medo de machucar o coração

Ou a loucura aventureira de jogar-se na paixão?
Recordaremos, juntos, a saudade de um ano mágico
Ou, separados, a saudade do amor não vivido?

****************************************************************************
Céu e inferno, que atalhos os ligam?
Quão próximos estão para os que amam?
Às portas do céu, vi-me, qual Lúcifer destronado
Desolado no inferno da solidão e da angústia.

No momento mais cruel,
Seu olhar amoroso apareceu mais forte
E lembrou-me de trazer-te os chocolates,
Doce esperança do seu amor

Dúvidas e medos irão sumir com o vento
E curar-nos da angústia e da dor.
Irá nosso amor espalhar seus aromas

Ou o medo de não arriscar ser feliz secar a terra?
Possam os deuses nos iluminarem nesse momento
E nos livrarem do remorso no futuro insondável.

***************************************************************************
Em ti encontrei a beleza das coisas simples
Que brilham no fundo do seu olhar
Senti alegrias que invadiram a minha alma,
E tristezas que machucaram o coração.

Mas nada é perfeito, menos ainda o amor
Não busco no mundo minha metade ideal,
Mas alguém como você, com defeitos e qualidades
Que juntos com os meus irão se tornar companheiros

Cozinha, música, estudo, segredos,
Zoológico, chácara, risos e choros
Estiveram conosco nesses meses loucos

Não é muito o que espero de ti vida afora,
Apenas a alegria de sua companhia, para juntos
Continuarmos a gozar o prazer das coisas simples

***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário