Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

11 - Paulo Gracindo e Clara Nunes: Considerações sobre o sono, Menino Grande e Noite de Paz

Poema


Hoje a poesia é o texto e as letras das duas músicas. Hoje Antônio Maria, cronista, músico e compositor das décadas de 1950/60, fala sobre o sono contando como é ao homem observar a amada que dorme. Em seguida duas músicas. A primeira, também de Antônio Maria, Menino grande, conta, ao contrário do texto, do desejo do homem de ser cuidado pela mulher amada enquanto dorme. A segunda, de Dolores Duran, conta o desejo de uma pessoa angustiada de ter pelo menos uma noite de paz, “sem esperança e sem sonho nenhum”.
Embora seja fácil achar vídeos dessas músicas, preferi editar apenas o áudio do LP Brasileiro Profissão Esperança. Gravado a partir de um show criado por Bibi Ferreira e Paulo Pontes, conta na narração com a força de Paulo Gracindo e com a interpretação magistral de Clara Nunes que, para quem não sabe, era muito mais que só uma sambista.
Considerações sobre o sono
A pessoa que dorme está inteiramente só. Quando o homem dorme, o seu rosto se desmarca de todas as tramas, de todos os desgostos, e ela se debruça sobre a face do amado e descobre que eram simples palavras todas as valentias que ele vinha lhe dizendo ou dando a entender.
Quando a gente se parece menos com os mortos é quando está dormindo. Quanto mais pobre, mais comovente o ser humano quando dorme. No sono, as pessoas boas e confiantes ficam desarrumadas. A mais leve carícia de sua mão sobre o corpo da amada que dorme poderá quebrar a solidão do sono e a tranquilidade da carne já não seria completa. Contente-se em enternecer-se sem tocá-la. Mas se for preciso despertá-la, que seja com ruídos aparentemente casuais. Ah, que intensos ciúmes, no passado e no futuro, sobre a nudez da amada que dorme. Só você a viu, só você a verá, assim tão bela.

Antônio Maria - Menino grande
Dorme, menino grande
Que eu estou perto de ti
Sonhas o que bem quiseres
Que eu não sairei daqui
Oh! Vento, não faz barulho,
Meu amor está dormindo
Oh! Mar, não bata com força
Por que ele está dormindo
Dorme, menino grande
Que eu estou perto de ti
Sonhas o que bem quiseres
Que eu não sairei daqui.


Dolores Duran - Noite de Paz

Dá-me, Senhor
Uma noite sem pensar
Dá-me Senhor
Uma noite bem comum
Uma só noite em que eu possa descansar
Sem esperança e sem sonho nenhum
Por uma só noite assim posso trocar
O que eu tiver de mais puro e mais sincero
Uma só noite de paz pra não lembrar
Que eu não devia esperar e ainda espero.

Ouça a música no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário