Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

266 - Cecília Meireles: Canção da tarde no campo; Pavaroti: Celeste Aida

Continuando a série clássica, Pavaroti em Celeste Aida...

Cecília Meireles


Canção da tarde no campo
Caminho do campo verde
estrada depois de estrada.
Cerca de flores, palmeiras,
serra azul, água calada.

Eu ando sozinha
no meio do vale.
Mas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terra
Que é a imagem da minha vida:
tão vazia, mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinha
por cima de pedras.
Mas a tarde é minha.

Os meus passos no caminho
são como os passos da lua;
vou chegando, vai fugindo,
minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha
por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto,
meu peito é puro deserto.
Subo monte, desço monte.

Eu ando sozinha
ao longo da noite.
Mas a estrela é minha.


Se quel guerrierSe o guerreiro
Io fossi! se il mio sognoEu era! se o meu sonho
S'avverasse!... Un esercito di prodiS'avverasse! ... Um exército de bravos
Da me guidato... e la vittoria... e il plausoGuiado por mim ... e a vitória ... e aplausos
Di Menfi tutta! E a te, mia dolce Aida,Todos Memphis! E você, minha doce Aida,
Tornar di lauri cinto...Retorno de louro cingido ...
Dirti: per te ho pugnato, per to ho vinto!Dizer-lhe: Eu entrego a você, pois tenho de ganhar!
Celeste Aida, forma divina.Celeste Aida, forma divina.
Mistico serto di luce e fior,Guirlanda mística de luz e flores,
Del mio pensiero tu sei regina,Você é a rainha do meu pensamento,
Tu di mia vita sei lo splendor.Você é o esplendor da minha vida.
Il tuo bel cielo vorrei redarti,O seu belo céu vou dar-te
Le dolci brezze del patrio suol;A brisa suave de sua terra natal;
Un regal serta sul crin posarti,A Caserta real em posarti crin,
Ergerti un trono vicino al sol.Erguer-tei trono um perto do sol.
Celeste Aida, forma divina,Celeste Aida, forma divina,
Mistico raggio di luce e fior,Místico raio de luz e de flores, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário