Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

361 - Fernando Pessoa: Navegar é Preciso; Rod Stewart: Sailing

Convém lembrar que a frase é na realidade do General Romano Pompeu, do século I AC, quando fala a marinheiros cm medo de uma tempestade que navegar é preciso (no sentido de necessário), viver não é preciso. ("Navigare necesse, vivere non necesse.")




Fernando Pessoa: Navegar é Preciso


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. 

Só quero torná-la grande,

ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha. 

Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir 

para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


Rod Stewart: Sailing




I am sailing, I am sailing
home again, 'cross the sea
I am sailing, stormy waters
to be near you, to be free

I am flying, I am flying
like a bird, 'cross the sky
I am flying, passing high clouds
to be with you, to be free

Can you hear me, can you hear me
through the dark night, far away
I am dying, forever crying
to be with you, who can say

Can you hear me, can you hear me
through the dark night far away
I am dying, forever crying
to be with you, who can say

We are sailing, we are sailing
home again 'cross the sea
We are sailing stormy waters
to be near you, to be free

Oh Lord, to be near you, to be free
Oh Lord, to be near you, to be free
Oh Lord
Navegando

Eu estou navegando, estou navegando
Para casa novamente, através do mar
Estou navegando águas tempestuosas
Para estar perto de você, para ser livre

Eu estou voando, estou voando
Como um pássaro, cruzando o céu
Estou voando, passando por nuvens altas
Para estar com você, para ser livre

Você consegue me ouvir? Você consegue me ouvir
Através da noite escura, longe
Eu estou agonizando, eternamente chorando
Para estar com você, quem pode dizer

Você consegue me ouvir? Você consegue me ouvir
Através da noite escura, longe
Eu estou agonizando, eternamente chorando
Para estar com você, quem pode dizer

Nós estamos navegando, estamos navegando
Para casa novamente, através do mar
Estamos navegando águas tempestuosas
Para estar perto de você, por ser livre

Oh Senhor, para estar perto de você, para ser livre
Oh Senhor, para estar perto de você, para ser livre
Oh Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário